Aftas causadas pelo Aparelho Ortodôntico

Toda pessoa que opta pelo aparelho ortodôntico fixo para corrigir a deformação das arcadas dentárias e as bases ósseas, em algum período do tratamento, se depara com o incômodo das lesões bucais, como as aftas. Até que a boca se adapte ao objeto ainda estranho, as feridas que o fio ou braquete do aparelho ortodôntico fixo provoca vão aparecer e incomodar um pouco. Por quanto tempo? O ortodontista Plínio Antônio de Moraes explica que varia de pessoa para pessoa, mas, geralmente o incômodo suportável dura em média de um a dois meses. “Enquanto isso não acontece, vale a pena investir nas ceras próprias que tem a função de isolar o contato do fio ou da braquete com a ferida. A cera não é tóxica e não traz nenhum efeito colateral ou desconforto. Fazer bochechos com água morna e sal também é uma boa dica que alivia as partes doloridas”.

Plínio disse que no início do tratamento e após as manutenções é normal que os dentes fiquem doloridos. “Se o paciente achar necessário pode fazer uso de um analgésico leve, devidamente receitado por um profissional ortodontista. Até que o dente se adéque a manutenção, é preciso fazer a ingestão de alimentos mais pastosos”.

O estudante João Pedro Rezende Tomé de 15 anos sabe bem o que é ter que se adaptar com o aparelho. Para tratar uma deformação na arcada superior e melhorar a estética, ele deixou a vaidade no topo da lista de suas prioridades e optou pelo aparelho auto-ligável. Uma opção inovadora e de resultado mais rápido. “Senti um incomodo leve só nos primeiros dias que o aparelho foi fixado. O fio soltou e começou a me machucar. Mas, voltei ao dentista e num instante ele ajeitou tudo. No mais, apenas quando ajusta o fio é que sinto meus dentes um pouco sensíveis. Não é o fim do mundo. O que vale mesmo a pena é ter um sorriso bonito e ver os dentes alinhados”, disse o estudante.

Enquanto essa fase não passa o paciente deve se atentar para alguns cuidados com o aparelho. As orientações vão desde evitar a roer unhas a comer alimentos duros ou grudentos como balas, pirulitos, pipoca, amendoim, rapadura, carnes e verduras ou frutas que se enquadrem nessas características. “Se a pessoa quer comer, por exemplo, uma maça ou uma cenoura crua, basta cortá-la em pedaços pequenos. Alimentos duros podem descolar os braquetes e soltar o fio. Se isso acontecer procure o ortodontista”, aconselha Plínio.


fonte: www.toquefeminino.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s