Tratamento ortodôntico aliado a Fonoaudiologia

fonoaudiologiaMuitos casos de desalinhamento dentário não são causados apenas por fatores genéticos ou fatores exclusivos dentários. Muitos problemas podem ser oriundos de alterações de fala, deglutição, respiração e demais problemas que devem ser tratados em conjunto com um fonoaudiólogo. Alterações nestas funções também podem causar mal posicionamento dentário e mesmo pacientes que tratam ortodonticamente, se continuam a apresentar problemas fonoaudiológicos, terão grande chance de recidiva no tratamento.

Neste sentido, a Fonoaudiologia tem como um de seus objetivos o restabelecimento destas funções visando o equilíbrio miofuncional, ou seja, o trabalho da Fonoaudiologia visa sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar as funções estomatognáticas. Por isso, a parceria entre Fonoaudiologia e Ortodontia é fundamental quando possibilita a discussão de casos, cabendo aos profissionais envolvidos analisarem as prioridades de tratamento para cada paciente.

O tratamento fonoaudiológico, quando necessário, é indicado logo nas primeiras consultas ao ortodontista e o não tratamento certamente levará ao insucesso do tratamento ortodôntico.

A Fonoaudiologia é, realmente, uma grande aliada da Ortodontia, sendo que ambas as partes tem como objetivo principal o resultado que pode ser resumido num sistema estomatognático equilibrado, estável e uma face mais harmoniosa do ponto de vista estético.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s