Perigo na manipulação dos materiais a base de resina acrílica

No meio odontológico, estamos em frequente contato com as resinas acrílicas. Por se tratar de um material extremamente volátil vale a pena conferir os cuidados que devemos tomar com relação a este produto no artigo a seguir.

Não há apenas uma resina acrílica. existem muitos tipos, porque as resinas acrílicas são uma família de substâncias químicas formadas a partir da mistura de ácido acrílico e ácido metacrílico em conjunto com outros produtos químicos. Os tipos mais comuns de resina acrílica são acrilato de polimetilo e metacrilato de polimetilo. O primeiro é utilizado principalmente para adesivos e acabamento de têxteis, e também pode ser misturado com a argila para papel de lustro.

Manipulação de Cuidados
Podemos entrar em contato com a resina acrílica através de contato com a pele ou inalação, se ele estiver em sua forma de pó. Uma vez que é a partir de terminado o processo químico, a resina acrílica é um polímero sintético de alto peso molecular. Estes produtos químicos não exigem métodos específicos em que eles têm que ser tratados, porque eles têm propriedades bastante bom do ponto de vista científico. Tudo o que é necessário ao manusear resinas acrílicas em ambientes industriais é boa higiene e segurança. Mas, por outro lado, as resinas acrílicas podem conter vestígios de acrilato de etilo, uma substância química que é conhecida por seu perigo potencial, se entra em contacto com seres humanos. A Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) classificou o acrilato de etila como substância cancerígena, um agente que pode causar câncer de organismos humanos.

Contato com a pele e olhos
Resinas acrílicas precisam ser imediatamente lavada com água corrente para longe, se você entrar em contato com eles através dos olhos ou contato com a pele. Se a irritação ocular persistir depois de enxaguá-la, procure ajuda médica imediatamente. O mesmo deve ser feito em caso de irritação da pele. Tire todas as roupas ou sapatos que tenham sido contaminados pela resina.

Inalação
Como já foi mencionado antes, a inalação é uma outra maneira em que podemos entrar em contato com a resina acrílica. Neste caso, respirar ar fresco para reduzir o perigo, mas se a pessoa não estiver respirando, então não há necessidade de respiração artificial e oxigênio, se a pessoa ainda tem dificuldade para respirar corretamente. Estas propriedades de primeiros socorros também são levados em caso de intoxicação.

Evite o uso freqüente de acrílico à base de produtos
Os utilizadores frequentes de produtos feitos de resina acrílica estão sujeitos a efeitos de saúde mais complexas, especialmente aquelas pessoas ou seja, mulheres que muitas vezes mudam suas unhas e estão diariamente expostos a metil metacrilato. Quanto mais vezes você usar esses produtos, maior será o risco. Os pacientes de estética deve sempre ser alertados para não se tratar com auto-fabricadas de acrílico à base de produtos, porque estes produtos podem ser extremamente perigoso.

Acrilato de metilo Encontrado em luvas de látex
Acrilato de metilo (muitas vezes abreviado como MMA) é um monómero de química da resina acrílica utilizada tanto industrialmente e medicamente. Os campos da medicina em que acrilato de metilo, é usado incluem cirurgia e odontologia. Por esta razão, a consciência sobre a toxicidade elevada de acrilato de metilo foi elevada entre os cirurgiões e enfermeiros, porque eles usam luvas de látex durante operações cirúrgicas e luvas de látex têm mais de acrilato de metilo. Para além da irritação da pele, sintomas consequentes após entrar em contacto com o acrilato de metilo incluem hipersensibilidade a asma, assim como outras doenças respiratórias, dermatológicas e doenças neurológicas.

Técnicas simples pode ser realizada para eliminar MMA a partir de ambientes médicos e outros. Pacientes, médicos, enfermeiros e outro pessoal médico deve evitar o contato com o MMA, tanto quanto possível, e com escritórios e wardrooms deve ser bem ventilado para evitar a inalação.

Fonte: http://centrodeartigos.com

21 opiniões sobre “Perigo na manipulação dos materiais a base de resina acrílica

      • Oi Eduardo,
        Para uso como manicures existem varias marcas no mercado, mas o problema é que estes produotos disponiveis sem odor , contem uma composição diferente que influencia na qualidade final do serviço. vou continuar aguardando, quem sabe um dia com a tecnologia os monomeros ficam inodoros.
        Obrigado

  1. Sou dentista ortpedista maxilar. Durante muitos anos confeccionei aparelhos de acrílico auto polimerizavel, inalando os vapores do líquido. Agora estou com fibrose pulmonar. Gostaria de saber de há algum estudo clínico relacionando o acrilico com essa enfermidade.
    Grato
    Raimundo Lisboa

  2. Olá, sou dentista e meu esposo protético, de alguns meses para cá, todas as vezes que ele manipula resina acrílica, mesmo com luvas, fica com ardor, inchaço, vermelhidão e coceira excessiva nas pontas dos dedos . Só alivia com gelo ou água bem gelada. Gostaria de saber se existe algum fármaco capaz de inibir tais sintomas alérgicos para se tomar ou de uso tópico (pomadas ou cremes). Desde já lhe agradeço e aguardo seu contato….
    Juliana

    • Dra. Juliana, creio que existem sim medicamentos tópicos comercias para tratamento e proteção desta dermatite do seu esposo e poderia até pesquisar para indicar algum, mas acredito que uma consulta com dermatologista seja o mais indicado. Pode ser uma hipersensibilidade ao latex ou ao pó da luva, pode ser também relacionada ao monômero ou polímero de determinada marca. Enfim, este profissional conseguirá identificar o problema e saberá indicar o melhor tratamento, ok?

    • Oi Juliana, meu filho é dentista é eu manipulo as resinas para Ele, e toda vez acontece comigo a mesma coisa que acontece com seu marido , uma artista plástica e falou que tem uma luva em creme, nas casas de materiais de construção, que é para aquelas pessoas que manipulam produtos tóxicos, tipo tinha etc…, não sei se da resultado, mas vou trata-se, tente comprar p ele usar quem sabe isso faça efeito em nos rsrsrs.

    • Boa tarde, Sol. Não encontrei a composição correta das resinas acrílicas usadas por manicures, mas creio que sejam diferentes das resinas odontológicas. Não existem primer de resina acrílica para uso odontológico. Somente pó e líquido.

  3. Usei o monomer jet para fazer uma unha de acrílico e a luva furou é minha mão ficou toda preta e com bolhas já aconteceu isso com alguém o q fazer?

  4. Olá, Eduardo! Tenho uma duvida com relação ao uso dos aparelhos móveis de acrílico, que vários dentistas estão utilizando. Por ser confeccionado através de resina acrílica, um material extremamente volátil e que já foi classificado pelo IARC como substância cancerígena, o uso desses aparelhos não pode ocasionar a inalação dessa substancia e a longo prazo câncer por estar em contato direto com a boca?

    • Caro Luan, creio que você talvez esteja confundindo a resina acrílica usado na odontologia com o ácido acrílico – este sim classificado pela IARC. O acrílico odontológico é composto basicamente de um liquido volátil chamado de monômero e um pó composto de polímero e corantes. Existe um risco para o profissional que inala diariamente este produto conforme consta no artigo porém para o paciente não existe ainda nenhum estudo científico que confirme a sua hipótese. Até que o material chegue ao paciente, todo o monômero livre já foi evaporado sendo o resultado final nada mais que um plástico inerte ao paciente. Somente existem relatos de casos de pacientes com alergia as resinas acrílicas. Neste caso estes pacientes devem evitar seu uso. Do contrário, se trata de um material a tempos utilizado sem efeitos prejudiciais ao paciente. Abraço

    • Cristiane, não conheço nenhum estudo científico que relacione os efeitos do monômero com a gestação, mas por se tratar de um liquido altamente volátil, creio que não seja muito adequado este contato diário. Creio que o obstetra ou a ginecologista pode ter uma opinião mais embasada a este respeito do que eu, ok?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s