Lentes de Contato Dental

Este tipo de tratamento odontológico estético tem se tornado muito popular entre as celebridades. Com ele, é possível alterar a cor, forma e corrigir pequenos problemas de espaço ou posicionamento dos dentes com um procedimento pouco invasivo e com resultado imediato.

Lente de contato dental é um laminado extrafino para este fim. O procedimento é o mesmo das facetas porém a espessura do material é muito menor necessitando de bem menos desgaste da estrutura dental. Justamente pelo fato de ser muito fina recebeu o nome popular de lente de contato dental.

As lentes podem ser feitas com resina ou cerâmica sendo a última a mais popular pela durabilidade e estética superior.

Todo tratamento com lentes de contato devem ser avaliados pelo dentista para definir se é este realmente o tratamento indicado. Neste caso, ele vai avaliar a cores e formato ideal para cada paciente de forma que combine com o formato dos dentes naturais, rosto, lábios e sorriso.

Na maior parte dos casos, podemos fazer uma prova de como vai ficar o resultado antes mesmo de iniciar qualquer desgaste. Este procedimento se chama mock up. Para isto, é feito uma moldagem prévia do paciente e fazemos um molde do resultado final em gesso e cera. Neste molde aplicamos uma resina que é fixada sobre os dentes sem qualquer tipo de desgaste e que serve como prova do resultado final..

Depois de aprovado o tratamento, partimos para os pequenos desgastes na superfície dental que servem para regularizar imperfeições e criar retenções para a futura prótese. Este tipo de desgaste pode ser feito com ou sem anestesia dependendo da quantidade de preparo a ser feito e da sensibilidade de cada paciente.

Após este desgaste, partimos para a moldagem com um material de alta fidelidade e estabilidade ou ainda com moldagens virtuais através de scanner intra-oral.

Depois de prontas, as lentes são posicionadas e coladas sobre a superfície dos dentes com um adesivo específico para este fim. Posteriormente seguimos para a remoção dos excessos de material de colagem, acabamento e polimento. Esta etapa pode ser realizada em várias consultas posteriores.

Por ser pouco invasivo, este tratamento não apresenta grandes riscos porém existem alguns cuidados a serem tomados por parte do paciente e também existem casos onde são contra-indicados este tipo de procedimento.

Depois de finalizados, os pacientes devem tomar alguns cuidados:

  • cuidado redobrado com a higiene bucal visto que são criados regiões que favorecem o acúmulo da placa bacteriana;
  • ir ao dentista regularmente para fazer a limpeza e manutenção da higiene bucal;
  • evitar roer unha ou morder objetos duros com os dentes tratados

Pacientes que sofrem de bruxismo, desgastes dentais, retrações gengivais, sensibilidade, mobilidade dentária, má higiene bucal, gengivite, dentes fragilizados, hábitos parafuncionais como roer unha, morder a bochecha ou que tem problemas severos de posicionamento dos dentes devem ser tratados previamente a este tipo de procedimento.