Porque realizar manutenção do aparelho?

Todo tratamento ortodôntico com aparelho fixo ou removível precisa de manutenção periódica. A ativação diária, semanal, quinzenal ou mensal dos dispositivos é o que possibilita o alinhamento dos dentes e a correção ortodôntica/ortopédica.

O sucesso do tratamento com aparelho depende de alguns fatores: conhecimento técnico e científico; experiência; planejamento do caso e execução da mecânica proposta; consertos, alterações e adaptações durante o tratamento. Todos estes fatores dependem exclusivamente do dentista que está executando o caso. Porém, existe uma outra contraparte tão importante quanto o primeiro: o paciente. Comparecer às manutenções periódicas é primordial para que o tratamento evolua de forma correta e segura. As consultas de manutenção ortodôntica são de extrema importância para o correto andar do tratamento como um todo.

Todo movimento dentário se dá por um estímulo bio-mecânico. Ou seja, existe um tempo de resposta da força mecânica empregada naquele momento do tratamento e o tempo de resposta biológica que o seu organismo gasta para responder ao estímulo que o Ortodontista faz no dia da manutenção. Para os aparelhos fixos tradicionais normalmente são executadas manutenções a cada 4 semanas para haver o tempo de resposta mecânica e biológica além do tempo de estabilização para então iniciar uma nova força mecânica. Ademais, as manutenções servem também para acompanhamento do controle da higiene bucal como um todo para prevenção de doenças bucais como cárie e gengivite.

Aparelhos fixos diferentes dos tradicionais, removíveis passivos e ativos também precisam realizar manutenções que podem variar de diária até semestrais pelos mesmos motivos apresentados anteriormente.

Por fim, um aparelho sem manutenção além de não exercer a força necessária para produzir o movimento ortodôntico ou ortopédico, piora muito a condição de higiene do paciente e propicia o aparecimento de doenças bucais além de, por vezes, exercer uma força mecânica não desejável e agravar ainda mais o problema ortodôntico do paciente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s