Nascimento dos dentes causa febre?

É muito comum crianças apresentarem febre nos primeiros meses de vida. Um mito muito comum entre a população e até entre alguns pediatras é a associação da primeira dentição à presença da febre. A febre sempre está relacionada com presença de contaminação por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e nunca com o nascimento dos dentes.

O que pode acontecer durante o período de nascimento dos dentes é um desconforto local não causado pelo dente em si porém pela mastigação dos alimentos sobre a gengiva. Isso pode gerar um pressionamento da gengiva contra o dente que ainda não irrompeu totalmente e pode gerar pequenos sangramentos ou inchaços localizados. Uma leve elevação de temperatura corporal pode acontecer porém não é muito comum e não pode ser caracterizada como causa de uma febre alta.

Febre e aparecimento da dentição podem se manifestar simultaneamente pois, nessa fase, os bebês começam a desenvolver habilidades motoras, ou seja, levam mãos e objetos à boca com frequência, atitude que favorece a transmissão de micro-organismos; começa também nesta fase a introdução de alimentação sólida e manipulada e o organismo leva um certo tempo para se adaptar e processar o alimento ingerido que por vezes pode ter pequenas contaminações. Tudo isso aumenta a crença que febre sem motivo aparente está relacionada ao nascimento dos dentes de leite.

Toda criança com estado de febre deve ter um acompanhamento e não deve ser ignorada mas também não precisa ser supervalorizada. Na maioria dos casos se trata mesmo de uma contaminação por vírus, bactérias, fungos ou parasitas porém quando em início ainda é difícil detectar sinais e sintomas que caracterizem a doença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s