Cirurgias Gengivais

Gengivas muito crescidas, fibrosas ou inflamadas podem ser um fator de incomodo para os pacientes seja na questão estética ou mesmo na saúde em geral. Sorrir é uma das expressões mais significativas para o nosso rosto. Mas com muitas pessoas pode acontecer aquela situação desconfortável de sorrir e a gengiva ficar totalmente exposta comprometendo a harmonia da boca. Para corrigir esse e outros problemas da gengiva, a odontologia disponibiliza diferentes cirurgias que vão devolver um sorriso mais harmonioso.

REDUÇÃO DA BOLSA PERIODONTAL

Segundo o dentista e especialista em cirurgia gengival, Felipe Furquim, todo tratamento periodontal tem como meta reduzir a bolsa. “Fazemos raspagem, alisamento radicular e cirurgias onde regularizamos o osso e reposicionamos a gengiva. Dessa maneira reduzimos as bolsas e, até em alguns casos, conseguimos eliminá-la”. A cirurgia elimina também as bactérias e, uma vez feito o tratamento é importante que o paciente se comprometa com a manutenção da saúde bucal, visitando o dentista regularmente e realizando uma boa higiene todos os dias.

gengivite-e-periodontite1-280x300

AUMENTO DE COROA CLÍNICA

Em casos de cáries muito profundas com cavidades a nível gengival, pode ocorrer um crescimento da gengiva por cima do limite dentário dificultando a visualização da margem e impossibilitando a realização da restauração. Nestes casos, o dentista cuidará do problema eliminando o crescimento excessivo da gengiva visando reduzir e até mesmo eliminar esta gengiva que cobre o dente.

aumento-coroa

ENXERTO DE TECIDO MOLE

Esse procedimento é mais indicado para uma cirurgia de instalação de implante e tem a finalidade de estabilizar a estética gengival, evitando uma possível perda de alinhamento gengival na área operada.

“É uma cirurgia basicamente estética, então quando o paciente tem um defeito na linha do sorriso, nos dentes anteriores, é possível fazer um enxerto de tecido mole para corrigir o defeito gengival. Temos que analisar caso a caso, e verificar se vale a pena, pois uma cirurgia mal executada nesse área pode trazer danos ainda maiores na gengiva”, explica o especialista.

enxerto-gengival

A REGENERAÇÃO

Aqui o profissional elimina as bactérias causadoras da doença para, em seguida, inserir enxertos de osso ou proteínas estimulantes de tecido que se ajustam aos dentes.“Em casos mais leves é possível uma regeneração tendo apenas cuidados adequados na hora de escovação e um bom controle com o dentista. E quando a retração gengival é mais acentuada, o caso é cirúrgico onde combinamos enxerto ósseo com enxerto gengival”, garante Felipe.

GENGIVOPLASTIAS E GENGIVECTOMIAS

Esta cirurgia visa corrigir discrepâncias nas alturas das bordas gengivais e aumento do tamanho das coroas dos dentes. Para pacientes que possuem o sorriso muito alto com muita exposição de gengiva, é possível realizar este procedimento aumentando o tamanho da exposição das coroas dos dentes e diminuindo o tamanho da gengival. Todo este processo é feito dentro do limite do tamanho da coroa sem expor a raiz. Pode-se até combinar a cirurgia com uso de toxina botulínica nos lábios superiores.

aumento-de-coroa-clinica-04

PREVENIR É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO

Realizar uma boa higiene com um creme, fio dental e enxaguante bucal adequados pode prevenir várias doenças gengivais.

Além disso, Filipe diz que um bom profissional também garante um melhor tratamento. “Ter um bom dentista é importante, pois ele é quem vai te ensinar a escovar seus dentes devidamente e aconselhar a escova e os equipamentos mais indicados para seu tratamento”, finaliza.

fonte: http://www.sorrisologia.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s