Bruxismo e Briquismo: como tratar?

O bruxismo é o ato de apertar ou ranger os dentes durante o sono, já o briquismo é o mesmo ato só que realizado enquanto a pessoa está acordada. Os principais sinais deste problema são desgastes dentários, retrações gengivais e mobilidade dentária. Quanto aos sintomas, podemos relacionar: cansaço muscular facial, dores de ouvido, cabeça e pescoço e estalos ou travamentos na abertura ou fechamento da boca.

Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado.

O tratamento apropriado é dependerá do que está lhe causando o problema. Fazendo perguntas apropriadas e examinando detalhadamente seus dentes, seu dentista pode lhe ajudar a determinar se a fonte potencial de seu bruxismo e/ou briquismo. Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá sugerir:

  • O uso de um dispositivo que interpõe as duas arcadas: feito sob medida pelo seu dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege do atrito com os dentes inferiores.
  • Encontrando meios de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir – ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho. Procurar alguma terapia auxiliará no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes.
  • Adicionalmente, se aplicar uma toalhinha morna e molhada no lado de sua face isto poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.
  • Reduzindo a “exposição” de um ou mais dentes para equilibrar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Os dispositivos usados nas arcadas podem ser confeccionados em acrílico, acetado, PETG ou silicone. As placas em acrílicos são rígidas e normalmente são os dispositivos de primeira escolha. São as placas de bruxismo clássicas. Placas em acetado ou silicone normalmente são mais baratas e menos resistentes ao desgaste. Placas em PETG são rígidas e são uma alternativa mais barata às placas clássicas. Podemos ainda usar placas ortodônticas modificadas para o uso durante o dia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s