Odontologia Preventiva

Até os anos 1980, as pessoas tinham a ideia de que ir ao dentista era apenas para consertar algo que já estivesse apresentando problemas. Era uma visão estrita de odontologia corretiva e interceptativa. A partir dos anos 1990, tanto os pacientes quanto governo e profissionais da área tem dado bastante atenção na prevenção na odontologia.

Uma das primeiras coisas que chamam a atenção quando se conhece alguém pela primeira vez é o seu sorriso e, por consequência, os seus dentes. A saúde bucal é tão importante quanto a saúde do corpo em geral, e também deve ser levada a sério. Por isso, a área da odontologia que ajuda as pessoas a manterem sua boca e dentes sempre saudáveis, prevenindo doenças é a odontologia preventiva.

Prevenir é sempre melhor que remediar como diz um velho ditado. Tanto na medicina geral como na odontologia, esta máxima é verdadeira. Para prevenir doenças do corpo, consultamos os médicos regularmente e realizamos diversos exames para detectar problemas que possam estar iniciando. Na odontologia não é diferente. Todos devemos realizar exames periodicamente para prevenção dos problemas oriundos da boca. Isto serve para prevenção de problemas bucais e também de problemas do corpo em geral pois contaminações bacterianas e fúngicas da boca também refletem em doença no corpo em geral.

Por isso, é imprescindível ir ao dentista com uma certa regularidade, fazer as limpezas periódicas, verificar se está tudo bem com seus dentes e se não há nenhum sinal de doença bucal. Desta forma, a pessoa pode prevenir cáries em seus dentes, doenças periodontais (gengivite e periodontite) e o câncer de boca.

Além disso, a pessoa que quer ter os dentes sempre saudáveis precisa começar comprando a escova de dentes correta, que é a com cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena. Desta forma, a escova não irá traumatizar nem a bochecha e nem a língua e, também, irá facilitar na hora de limpar os dentes que ficam mais atrás na boca. Usar fio dental também é indispensável, pois ele retira o resto de comida que pode ter ficado após a escovação, prevenindo também contra o mau hálito. Passe-o depois das refeições e antes de dormir.

Os pacientes que utilizam aparelhos ortodônticos precisam ter bastante cuidado com a saúde de sua boca, pois, como este é um tratamento que pode durar anos e o uso do aparelho, muitas vezes, torna mais difícil limpar corretamente os dentes, a pessoa precisa seguir todas as dicas da odontologia preventiva para manter a saúde bucal.

A odontologia preventiva deve começar desde os primeiros anos de idade, para que a criança já entenda a importância do cuidado com os dentes e apresente sempre uma boca saudável. Além disso, os pequenos também devem sempre que possível ir ao dentista para aplicar flúor e proteger os novos dentes com selantes (materiais com base de resina ou cimentos de ionômero de vidro), aplicados à superfície oclusal.

fonte: http://www.saudeevida.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s