Restaurações Gengivais

Muitos pacientes chegam aos consultórios com um problema conhecido como recessão ou retração gengival. Ela pode ser definido como o deslocamento no sentido apical da gengiva que provoca a exposição da raiz do dente. Ela pode ser ocasionada por motivos como: escovação traumática devido a uma fricção forçada de escova com cerdas duras, inflamação da gengiva por acúmulo de tártaro e placa bacteriana; trauma oclusal que é uma força sobre os dentes ocasionada devido ao mau posicionamento dos mesmos; restaurações dentárias com excesso nas margens; perda óssea por idade ou doença; traumas ou até mesmo movimentações ortodônticas realizadas de forma errônea e intempestiva. A Retração Gengival, além de expor o colo dos dentes, pode provocar muita sensibilidade nos mesmos, pois a raiz dental não é coberta pelo esmalte como na coroa e por isso, a grande permeabilidade da dentina permite que estímulos físicos e químicos possam chegar até a polpa.

Os dentes que apresentam este problema podem ser tratados com reposicionamento cirúrgico da gengiva ou com restaurações em resina da região afetada. Casos cirúrgicos tem grau de sucesso satisfatório a curto prazo, porém a médio e longo, a gengiva tende a retrair novamente pela falta de suporte ósseo na região.

Nos casos não cirúrgicos, os dentes restaurados com resinas convencionais podem apresentar um aspecto de coroas muito longas após procedimentos convencionais com resinas na cor do dente. Pensando nisto, alguns fabricantes tem colocado no mercado resinas em cores de gengiva para estes casos. O procedimento para confecção destas restaurações é basicamente o mesmo somente com ressalva para algumas questões anatômicas da gengiva e do dente.

Por fim, as restaurações em gengiva apresentam um aspecto mais natural e esteticamente mais aceitável em casos em que as retrações sejam grandes. Para casos de retrações pequenas, acredito que as restaurações em resinas convencionais ainda sejam o mais indicado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s