Sedação Consciente com Óxido Nitroso

Quem viu os filmes “Máquina Mortífera 4” de 1998 ou “A Nova Transa da Pantera Cor de Rosa” de 1976 deve se lembrar das cenas engraçadas com o famoso gás hilariante ou gás do riso na cadeira do dentista. Saiba que este gás é realmente usado como uma forma de sedação na odontologia em pacientes ansiosos ou com necessidades especiais.

O nome verdadeiro do gás é óxido nitroso, e trata-se do que chamamos de sedação consciente, ou seja, o gás age relaxando o paciente enquanto o anestesia, mas sem que ele perca a consciência e possa reagir a estímulos.

Para muitas pessoas, a ansiedade ou medo pode ser obstáculo severo para fazer tratamentos odontológicos, principalmente em crianças e adultos que tem algum tipo de trauma ligado consultório odontológico ou em adultos que tenham essa espécie de fobia do dentista, medo de agulhas e anestesia, ou qualquer tipo de ansiedade antes de algum procedimento odontológico.

A sedação com o óxido nitroso começou a ser utilizada há mais de um século, em vários lugares do mundo. As vantagens desta sedação são diversas. O efeito é imediato e é totalmente controlado pelo dentista que pode reverter o quadro a qualquer momento (através da inalação de oxigênio). Mas de todas as vantagens, a mais importante é com relação a segurança, a sedação com óxido nitroso é considerado um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia.

O Óxido nitroso é um gás, portanto, inalante. Por meio de uma máscara, o paciente inala uma mistura de óxido Nitroso e Oxigênio – no máximo com 70% do óxido. Esses dois gases saem de cilindros e a proporção da mistura, com caráter analgésico, é controlada pelo próprio dentista. Após ser inalado, o gás alcança os pulmões, passa pelos alvéolos pulmonares e chega à corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso central, aumentando a tolerância à dor dentro de 5 minutos. A ação do Óxido Nitroso é no Córtex Cerebral, região que controla o medo, a autocensura e a ansiedade, levando ao relaxamento. Por causar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, leva-se a pensar que o gás ocasiona o riso.

“Ao inalar, o paciente fica mais calmo e relaxado, menos ansioso durante o procedimento”, explica a cirurgiã-dentista Ana Paula Pasqualin Tokunaga, autora do blog Medo de Dentista. O que sai da máscara é uma mistura de dois gases, oxigênio e óxido nitroso, que não substitui a anestesia bucal, mas diminui a sensibilidade à dor.

O efeito do gás inicia tão rápido quanto termina, mas dependendo do atendimento, o cirurgião-dentista pode utilizá-lo por horas seguidas. Mesmo sob efeito da mistura gasosa, o paciente fica acordado o tempo todo e responde a estímulos físicos e verbais. “Quem utiliza não precisa de acompanhante, porque o gás é facilmente eliminado pelo organismo. O paciente não fica tonto depois do uso”, diz Ana Paula.

Qualquer paciente com estado de saúde geral estável pode ser submetido ao processo de sedação consciente, porém, tem algumas contraindicações: não pode ser usada em pessoas com obstrução das vias aéreas superiores, com doenças pulmonares crônicas severas (como enfisema ou bronquite), em pacientes psicóticos ou que fazem uso de drogas psicotrópicas e gestantes no primeiro trimestre da gravidez, pessoas com dificuldade de comunicação, obstrução do trato respiratório anterior ou intestinal, doentes obstrutivos crônicos e pacientes mentalmente instáveis. Da mesma forma que é rapidamente absorvido através da inalação, o gás é rapidamente eliminado, de forma inalterada pelos pulmões e pela pele. Os efeitos analgésicos derivados da administração da mistura dos gases variam de acordo com a curva individual e dos sinais clínicos identificados no paciente. A sedação com o óxido nitroso é a mais utilizada na odontologia pela segurança e simplicidade da técnica.

Fontes: saude.terra.com.br e odontologiaemfortaleza.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s