Retorno das Férias

O retorno das férias é um bom motivo para aquele check-up semestral dos dentes das crianças com seu dentista. Essa prática é muito importante para todas as famílias. O check-up dentário, muitas vezes, é um requerimento obrigatório em escolas de países de primeiro mundo antes do começo das aulas.

No Brasil, muitas crianças perdem dias de aula por causa de dores de dentes. Nos EUA, algumas escolas pedem para os pais trazerem um atestado do dentista confirmando que a criança está com os dentes bem cuidados, como forma de prevenção de dias ausentes na escola, prejudicando o ano letivo da criança. Sabe-se que abrir mão da visita ao dentista pode comprometer o diagnóstico da cárie dentária e da doença periodontal em estágio inicial, levando a doenças mais graves e comprometendo seriamente a saúde bucal.

Os EUA é um país que se preocupa com a saúde pública e nos fornece água flouretada. Mas somente isso não é suficiente para prevenir os problemas bucais. É preciso a atenção especial das famílias com a higienização bucal e visitas de check-up com o seu dentista como prevenção.

Como dentista, não me canso de repetir o meu ditado popular preferido: “Prevenir custa mais barato”; e acrescento: “… além de proporcionar dentes saudáveis para o resto da vida”.

O check-up odontológico é formado por avaliação visual das partes moles (língua, bochechas, garganta e gengivas); avaliação da mordida e da articulação mandibular; pesquisa de bolsas que podem ter se formado entre os dentes e as gengivas ; e perguntas ao paciente sobre sintomas recentes, entre outras medidas. Além disso, o check-up é uma boa oportunidade de o dentista orientar o paciente sobre cuidados com a saúde bucal. O período de volta as aulas também é indicado para realizar tratamentos mais complexos, que podem demandar mais tempo. É compreensível ter que perder um dia de trabalho para pegar o filho mais cedo por causa de dor de dente.

Mesmo quem acredita que está com a saúde em dia, é importante checar com um profissional da saúde de tempos em tempos, pois durante as férias as crianças geralmente acabam saindo um pouco da rotina diária e comendo mais doces e refrigerantes, o que pode ter dado início a uma cárie. O ideal é que uma visita preventiva ao dentista seja feita antes das aulas, para evitar problemas indesejáveis depois. Escove os dentes regularmente! Afinal, a cárie não tira férias.

As escovas mais adequadas são as de cerdas macias, para que a limpeza seja feita sem desgastar os dentes ou causar retração gengival. Quanto aos cremes dentais, quase todos que estão no mercado possuem flúor, fundamental para evitar as cáries, em níveis adequados para limpeza e proteção dos dentes sem prejuízo ao esmalte. Mas a escova, sozinha, não consegue remover a placa bacteriana entre os dentes. Por isso, também é fundamental o uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite. A última escovação, antes de dormir, é indispensável, e o cansaço por causa das intensas atividades das férias não pode ser desculpa para abrir mão dela.

Fonte: http://ciabrasilatlanta.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s