Dormir com a boca aberta pode causar alterações dentárias

Com a aproximação do inverno, a frequência com que ficamos gripados ou resfriados aumenta. Com isso, podemos ficar mais propensos a dormir com a boca aberta por conta da obstrução do nariz. Quando estamos dormindo, não temos controle do que fazemos. Há, também,  quem sofra constantemente com as mudanças de temperatura, manifestando coriza, espirros, coceira e congestão nasal. São os portadores de rinite crônica.

Esse paciente costuma dormir de boca aberta, podendo manifestar problemas na arcada dentária. Não só os dentes ficam tortos e acabam precisando de tratamento ortodôntico, como até a voz soa anasalada , diz o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care (SP).

Rezende ressalta que muitas crianças têm este costume, portanto é preciso os pais prestarem o dobro de atenção na reincidência de doenças respiratórias que acometem seus filhos.

É muito importante observar se a criança tem dificuldade de permanecer com os lábios fechados e se dorme com a boquinha aberta. Caso as crises de rinite se repitam, é necessário um acompanhamento mais cuidadoso, já que isto poderá comprometer o desenvolvimento de importantes estruturas ósseas da face e das arcadas dentárias. Além destes fatores, respiradores bucais estão mais sujeitos à outras infecções como cárie e gengivite.

O especialista diz que o crescimento correto do rosto das crianças é bastante influenciado pela boa respiração nasal. Muitas cirurgias são evitadas com um adequado acompanhamento ortodôntico e a utilização de aparelhos que estimulem o crescimento facial mesmo com uma respiração inadequada .

As crises de rinite, segundo o cirurgião-dentista, costumam ser desencadeadas por uma reação alérgica a certos componentes, como ácaros, fungos, pelos de gatos e cachorros, ou até mesmo alguns tipos de alimentos. Também costumam ocorrer mais durante as mudanças climáticas. Casos de rinite não-alérgica se devem a alterações estruturais, como os desvios de septo e também merecem tratamento.

Pacientes adultos pós-tratamento ortodôntico também merecem atenção quanto a dificuldade de respiração nasal, pois na fase de contenção, a chance de recidiva é bastante aumentada em pessoas que respiram pela boca, devido à falta de contato entre os dentes das arcadas superior e inferior.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s