Não deixe bandas soltas

Na maioria dos tratamentos ortodônticos usamos anéis metálicos cimentados nos molares com acessórios soldados. Este anel é chamado de banda ortodôntica. Entre as suas funções, podemos destacar a ancoragem do tratamento visto que sobre elas normalmente recaem a maior parte da força utilizada no tratamento. Por isso, é importante que a banda esteja bem adaptada e fixada no dente. Podemos, ao invés de utilizá-las, usar tubos colados nos molares, porém, a chance de quebra é bem maior e não podemos utilizar grande força sobre os mesmos.

Mesmo com a boa adaptação e cimentação da banda, podem acontecer solturas e quebras. Normalmente isto está relacionado com má alimentação ou com a anatomia do dente. Quando há uma adaptação perfeita, a quantidade de cimento que fica entre o dente e a banda é mínima formando uma linha de cimento finíssima. Isso protege o cimento do contato direto com a saliva. Em alguns casos o formato ou o tamanho do dente a ser bandado não favorece uma boa adaptação. Se associarmos este fator com a ingestão de alimentos muito duros ou pegajosos, a chance de quebra ou soltura da banda é grande.

Quando isto ocorre, é importante fazer o conserto o quanto antes. Neste momento você pode sentir que a banda não está completamente presa ao dente e apresenta certa mobilidade (normalmente subindo e descendo). Durante a mastigação, este espaço é preenchido por resíduos alimentares que dificilmente serão removidos com a escovação dos dentes e do aparelho. E então pode haver gosto desagradável na boca, mau hálito, sangramento gengival no local, inflamação da gengiva em torno da banda, penetração da banda entre o dente e a gengiva e até mesmo problemas mais graves como abcessos periodontais e cáries extensas. Por isso você deve sempre estar atento às bandas do seu aparelho e em caso de mobilidade ou qualquer alteração nos tecidos adjacentes, converse com o seu ortodontista para evitar complicações desnecessárias.

6 opiniões sobre “Não deixe bandas soltas

  1. Oi, eu uso aparelho a 5 meses, e a minha banda de cima do lado esquerda vive caindo, a orto cimenta ela e ela cai as vezes no mesmo dia, ou no dia seguinte, ela fez minha manutençao hj, trocou a banda pq caiu e eu tirei, ai ela colocou uma nova mas nao adiantou muito, ela esta solta, nao sei se é pq mastigo com o lado esquerdo, ou se o problema é no formato do meu dente, observando aqui a banda esta um pouco grande, ficou um buraco onde havia o cimento que caiu..

    • Natália, existem alguns casos em que a anatomia do dente dificulta mesmo a cimentação da banda. Também existe fatores relacionados a alimentação do paciente e até força muscular. Existem algumas possibilidades de uso de tubos sem banda ou mesmo uso de cimentos diferentes para retenção maio. Converse com seu dentista sobre restrição de alimentos neste período ou alternativas para cimentação da banda.

  2. Oi, coloquei minhas bandas há uns meses atrás, e elas já caíram duas vezes.
    Menos uma a do lado esquerdo na parte de cima, ela nunca soltou.
    Mas as outras eu ainda estou usando, pq não quero usar separador de novo.
    Isso pode prejudicar os meus dentes?
    E tbm queria saber pq as minhas bandas cá tanto…

    • Yasmin, Sempre que observar alguma quebra no aparelho, deve consultar seu dentista. A mecânica empregada no movimento só tem efeito pleno quando todos os acessórios estão bem fixados. Quanto a usar separador, depende de cada caso. As vezes é possível, assim que soltar a banda, recolocar uma nova sem o uso dos separadores. O fato de cair com frequência é muito subjetivo. Pode ser o formato ou tamanho do dente, questões alimentares ou hábitos do paciente, ou ainda dificuldades inerentes ao procedimento de cimentação da banda. Creio que cedo ou tarde isto não ocorrerá mais com tanta frequência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s