Não escove logo após as refeições

Calma, é para escovar sim, mas não imediatamente após comer. Segundo os especialistas, não escovar os dentes correndo após as refeições ou após ingerir certos tipos de bebidas, pode proteger os nossos dentes de uma ação corrosiva.

Frutas cítricas, outros alimentos ácidos, bebidas esportivas, tomate, refrigerantes (diet e regulares), promovem um início da descalcificação do esmalte do dente e escová-los nesta fase pode acelerar o efeito da acidez, aumentando um risco de cárie. Outros alimentos muito pegajosos como balas de goma ou bolachas se aderem a superfície dos molares e escovar logo em seguida não proporciona uma limpeza eficiente nestas áreas.

Nossa saliva possuí algumas propriedades, dentre elas, o chamado efeito tampão, que ajuda a estabilizar e neutralizar a acidez da boca. A descalcificação inicial promovida pela acidez dos alimentos será posteriormente revertida pela ação do flúor nos dentes. A sugestão dos especialistas é que se espere de 30 a 60 minutos após as refeições para fazer a escovação. Pode-se também fazer um bochecho com água ou enxaguatório bucal logo após a refeição e após este período realizar a escovação e uso do fio dental. Aqui cabe uma resalva: se não for possível esperar este tempo, é sempre melhor escovar logo em seguida do que deixar de limpar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s