Cera para proteção do aparelho

No início do tratamento ortodôntico, podem ocorrer alguns ferimentos nos lábios e bochechas causados pelo atrito dos braquetes com estes tecidos bucais. Para aliviar ou até mesmo prevenir estas lesões, podemos lançar mão do uso de ceras ortodônticas.  De início, devemos que entender que estas lesões são uma reação normal do organismo que está sendo agredido por algo novo e com potencial agressor, mesmo sendo preparado para ferir o mínimo possível. Aos poucos, a própria mucosa vai “calejando” um pouco com as cicatrizações e isso vai lhe dar uma defesa natural temporária.

O uso das ceras se dá normalmente durante as três primeiras semanas de tratamento. e elas são compostas por materiais como cera de abelha, carnaúba ou parafina; e não causam nenhum mal se ingeridas. Elas podem ser encontradas em grandes redes de farmácias e custam muito pouco.

Para utilizá-las, deve primeiramente lavar as mãos; cortar um pedaço pequeno com os próprios dedos; enrolar a cera fazendo uma bolinha – isto vai aquecer e deixar o material mais mole e moldável; grudar o material na face dos braquetes onde as lesões estão ocorrendo. Para remover, é só descolar o material do braquete e escovar normalmente. Em caso de lesões mais severas, também pode-se usar pomadas cicatrizantes específicas. Abaixo segue um vídeo explicando seu uso:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s