Fratura de dentes com tratamento de canal

Quando um dente sofre uma contaminação bacteriana da polpa, devemos realizar o tratamento dos canais a fim de preservar o dente na boca e eliminar o processo infeccioso local. A técnica de tratamento de canal é um procedimento cirúrgico odontológico que remove os conteúdos do interior dos canais, normalmente, nos casos de polpa viva (nervo), que são tecidos semelhantes a carne, logo são estruturas de pouca resistência física. Basicamente, limpamos, dilatamos e conformamos os canais para podermos preencher e vedar todo o seu comprimento e largura. A raiz permanece com a mesma estrutura de dureza da dentina. Na fase final que é a obturação, usamos dois materiais, um sólido, que são os cones de guta percha, outro os cimentos que endurecem após horas.

Um fato que hoje não mais discutimos cientificamente é quanto a hidratação, ou seja, no passado achávamos que este fator era o responsável pela fragilidade dos dentes tratados, sabemos que a integração de uma raiz ou dente aos tecidos que o sustentam permanece inalterada. Os casos de quebra ou fratura ocorrem independente do dente ou raiz ter ou não tratado o canal.

Diversos estudos comprovam que um dente tratado o canal não sofre enfraquecimento. O que ocorre, é que a maioria dos dentes que tiveram comprometimento do canal, sofreram lesões cariosas extensas e por isso, ocorre um enfraquecimento de sua estrutura anterior ao tratamento do canal. Em alguns casos, a cárie é tão profunda que atinge também a sua raiz. Nestes casos, sempre há uma chance maior de fraturas radiculares ao longo da vida.

4 opiniões sobre “Fratura de dentes com tratamento de canal

1. olá Dr. Fiz canal há algum tempo e agora o dente com canal trincou do lado interno da boca, não parece ter exposto o meu dente, foi só uma rachadura que parece superficial. Tem como fechar essa trinca e colocar o bloco nele normalmente ?

2. Olá doutor irei fazer um tratamento de canal e estou com muito medo, porque vi muitos comentarios de pessoas dizendo que depois de terem feito o canal o dente quebrou , então estou com medo de fazer e o meu dente quebrar.

• Jackeline, o que causa fratura em dentes com canal tratados não é o tratamento em si e sim a perda estrutural causada pela contaminação anterior ao tratamento, ou seja, para um dente chegar ao estado de necessitar do tratamento, é porque já houve muita destruição a ponto das bactérias chegarem ao tecido mais interno do dente chamado polpa. O tratamento de canal é uma forma de dar uma sobrevida maior ao elemento. Se não for feito o tratamento, provavelmente este dente sofrerá fraturas ou será perdido muito antes e com o risco de comprometimento de dentes vizinhos além de outros problemas.