Aparelho Expansor Lento tipo Quadrihélice

QUADRI-HÉLICE - DENTES DE LEITE E PERMANENTESEste é um tipo de Aparelho Fixo que tem por objetivo realizar a expansão da maxila, ou seja, aumentar transversalmente o arco dentário superior de pacientes portadores de atresia.

O seu uso pode ser feito em todas as idades, em indivíduos com dentição decídua, mista ou permanente, embora o seu resultado seja mais efetivo quanto mais jovem for o paciente.

O QUADRIHÉLICE é confeccionado com fios de aço encaixado ou soldado à bandas, que ficam fixadas nos dentes posteriores.
A sua acomodação no palato faz com que o paciente nos primeiros dias, tenha dificuldade para a fala e a deglutição. É comum também que esse aparelho fique marcado na língua podendo até ferí-la, o que também ocorrerá acomodação natural, desaparecendo os sintomas na primeira semana. Dores nos dentes superiores após a instalação e após as ativações são normais. As ativações variam em intervalos de 25/30 dias, normalmente o aparelho permanece na boca por um período de 4 a 6 meses. Nos dois ou três dias, é normal que haja um excesso de salivação.

Esses aparelhos podem ser utilizados isoladamente ou precedendo outro tipo de aparelho, normalmente o fixo ou os ortopédicos funcionais.

Fonte: http://www.clinicaichiban.com.br

13 opiniões sobre “Aparelho Expansor Lento tipo Quadrihélice

  1. Olá bom dia me chamo NADIA…
    Faço o tratamento com esses tipos de aparelhos vai fazer um ano. Já coloquei o capanga, o hirax, e agora estou com oquadrihelice….
    Será que esse tipo de aparelho vai resolver?

    • Bom dia, Nadia.
      Não há como eu responder especificamente sua questão pois não conheço seu caso e seria até anti-ético e leviano eu dar a minha opinião. Esses aparelhos são bastante utilizados na ortodontia com muitos casos clinicos de sucesso e tambem amplo material científico a respeito da sua eficácia. Aparelhos como o hirax e o quadrielice são expansores mas com funções bem diferentes. Enquanto a força no quadrielice é baixa, sua ação se concentra mais em inclinar os dentes para fora. O hirax possui uma ação mais concentrada na separação dos ossos da maxila pois sua força é grande e a expansão é rápida. Somente o profissional que está tratando é que pode responder pois tem o conhecimento do inicio e andamento do tratamento.

    • Olá Dr. Minha filha tem 15 anos e um dentista quer arriscar usar o o expansor mesmo sabendo que ela não vai crescer mais, outro , acha melhor colocar o de braquetes . Mesmo com opiniões divergentes, os dois são ótimos profissionais. O dentista que opta pelo expansor disse para eu decidir se quero colocar ou não. Será que vale a pena arriscar? Podemos ter algum resultado mesmo com 15 anos de idade?

      • Bom dia, os expansores são muito versáteis tanto os lentos quanto os rápidos. Na literatura encontramos alguns casos tratados com expansão rápida mesmo em pacientes mais velhos após fase de crescimento. É tudo caso de avaliação clínica, modelos de estudo e das radiografias para definição da melhor conduta.

    • Boa tarde, Ana. Depende de cada profissional. Tem alguns que cobram o valor apenas do aparelho e depois as manutenções separadas e tem alguns que cobram um valor cheio do tratamento que inclui o custo do aparelho e dos honorários das manutenções, ok? Creio que tudo isto tenha que ser combinado entre as partes antes do inicio do tratamento.

    • Isabella, o valor é variável pois depende do tempo de tratamento, do tipo de mecanica que será utilizado, tipo do aparelho, idade do paciente. Tem profissional que cobra um valor fechado do tratamento total, outro que cobra um valor inicial e depois manutenções. Enfim, varia bastante.

  2. Ola, o aparelho Expansor Lento tipo Quadrihélice juntamente com um aparelho inferior que nao permite fechar totalmente a boca. Esse aparelho (Aparelho Expansor Lento tipo Quadrihélice) ja se soltou 2 vezes, é normal este tipo de aparelho descolar assim com tanta frequencia?

    • Bom dia. A boa fixação do expansor depende de uma série de fatores como formato da arcada, formato dos dentes, numero de dentes. idade do paciente, tipo de alimentação, etc. Esse tipo de aparelho pode soltar sim mas não com tanta frequência. Normalmente o dentista consegue ajustar e fixar melhor depois de algumas quebras mas existem casos raros onde é preciso refazer o aparelho.

    • Ola, meu nome é Marizete e já faz dois meses que uso o quadrihélice, mas a Dentista nunca tirou pra limpar , isso é normal? Ela só faz a manutenção do fixo.

      • Bom dia, Marizete. Eu gosto de trabalhar com o quadrielice removível da banda para poder ativar e fazer a limpeza, porém alguns profissionais preferem o quadrielice fixo soldado na banda mesmo. Neste caso, não é usual retirar para limpar depois recimentar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s