Por se tratar de um tratamento de saúde, nenhum paciente é obrigado a continuar um tratamento ortodôntico caso não queira. A interrupção do tratamento é um direito do paciente e pode ser realizado a qualquer período do tratamento. Para isto, o paciente deverá assumir a responsabilidade por conta e risco das consequências advindas por este ato assinando um termo de interrupção voluntária de forma consciente e esclarecida.
Às vezes um paciente que está usando aparelho comunica que quer tirá-lo por acreditar que o resultado já está satisfatório ou simplesmente precisa fazê-lo por questões pessoais. Em ambos os casos, o paciente precisa arcar com as conseqüências do tratamento interrompido e ter consciência do que pode acontecer com os dentes.
Ao interromper um tratamento ortodôntico, todas as conquistas obtidas até então podem se perder, ou seja, os dentes podem retornar a posição original. Isto é bastante comum quando não se termina um tratamento com estabilidade. Já nos casos em que o paciente simplesmente “desaparece” do consultório, é importante que ele saiba que se não houver a manutenção dentro do período estabelecido pelo dentista, o fio ortodôntico permanece agindo e pode comprometer a estrutura dos dentes.
Vale lembrar que um paciente que não comparece ao consultório para manutenção por um período igual ou superior a 3 meses, o caso pode ser considerado como abandono de tratamento e, por isso, é direito do profissional solicitar uma nova radiografia panorâmica ou mesmo uma nova documentação para reiniciar o tratamento. A documentação tem um prazo de validade e, como os dentes já se movimentaram, essa documentação já não corresponde mais a situação bucal atual.
Não é um comentário e sim uma pergunta. Caso o paciente consulte outro profissional e este relata que não havia necessidade do uso do aparelho para o problema em questão. O que fazer? mesmo assim a interrupção ocasionaria dano?
Eulalia,
É complicado e até anti-ético com infração prevista no código de ética odontológica do conselho federal de odontologia para um profissional definir a não necessidade de um tratamento em andamento realizado por outro colega pois não há condições de avaliar o estado pré-tratamento. Se o paciente responsável e capaz aceitou ser tratado, ouvindo do profissional os motivos para o tratamento, ele concordou que havia a necessidade do mesmo. Mesmo que não exista um contrato formal por escrito, o contrato verbal também é válido pois a instalação do aparelho valida a aceitação por parte do paciente. De qualquer forma, em todo tratamento não finalizado há uma chance de recidiva maior ou menor. O prejuízo, nestes casos, seriam apenas movimentações indesejadas para posições próximas das iniciais ou para posições de melhor contato entre os dentes das arcadas superior e inferior.
Gente me ajuda queria saber se o dentista pode abandonar o tratamento odontológico sem dar explicação simplesmente se mudar. Posso processar?
Iza, todo tratamento de saúde é passível de ser interrompido pelo paciente e também pelo profissional por qualquer motivo que exista. Nestes casos, existe uma relação comercial entre consumidor e fornecedor. Acredito que ao menos o profissional deveria expor os motivos da interrupção do tratamento e até indicar algum outro profissional de confiança para continuar caso o paciente deseje.
Qual a cor da borrachinha q aparece na foto? Amei…
Essa cor é o prata ou prateado.
Se interromper o tratamento, os dentes voltam mais tortos?
Elis, a recidiva com a interrupção do tratamento depende de muitos fatores. O tratamento ortodôntico é bastante complexo e não necessariamente os dentes voltam mais tortos. Eles podem voltar ao estado inicial do tratamento ou até mesmo alterar o posicionamento para um estado diferente do inicial. Nosso organismo busca o melhor posicionamento dentário para uma mastigação mais efetiva e confortável possível com o máximo de contato entre os dentes das arcadas superior e inferior. A parte final do tratamento ortodôntico busca deixar a mordida com este máximo contato possível para haver maior estabilidade do tratamento. Por estes fatores, em qualquer tratamento interrompido, é muito difícil prever a recidiva. Abraço
O dentista pode abandonar o tratamento odontológico sem dar explicação simplesmente se.mudar?posso processar ele?
Iza, todo tratamento de saúde é passível de ser interrompido pelo paciente e também pelo profissional por qualquer motivo que exista. Nestes casos, existe uma relação comercial entre consumidor e fornecedor. Acredito que ao menos o profissional deveria expor os motivos da interrupção do tratamento e até indicar algum outro profissional de confiança para continuar caso o paciente deseje.
Fiz uma consulta com um ortodontista, realizei os exames, radiografia, fotos e entreguei ao ortodontista. Ainda não foi colocado nenhum aparelho porém não poderei dar início ao tratamento por problemas financeiros. Não houve assinatura de contrato, somente houve um aceite do orçamento. O ortodontista está me cobrando os aparelhos que nem foram colocados. O ortodontista pode me cobrar pelos aparelhos que nem foram colocados?
Hernani, mesmo que não haja contrato por escrito em tratamentos odontológicos, existe ao menos um acordo verbal entre profissional e paciente. É dificil opinar sobre seu caso pois não sei o que foi acordado entre vocês. Alguns aparelhos possuem custos laboratoriais que devem ser pagos antes da colocação, porém, acredito que deve prevalecer sempre o bom senso e a transparência nesta relação comercial. Imprevistos podem acontecer e acredito que encontrar uma solução com diálogo franco seja o mais importante até porque um tratamento ortodôntico é normalmente longo e demanda de bastante confiança de ambas as partes. Abraço.
Qual termo que vc envia para o endereço do paciente que n comparece ao consultório há mais de 3 meses?
Isabela, não tenho hábito de mandar termo de não comparecimento aos pacientes. Tenho preferido contato via whatsapp.
SEU EU QUISER MUDAR DE DENTISTA, COMO PODEREI PROCEDER?
Giselle, primeiramente, deve comunicar ao seu dentista atual sobre seu desligamento, informando motivos quando necessários e deve-se retirar a documentação ortodôntica bem como o prontuário do paciente. Preferencialmente, deve haver um contato entre os profissionais para haver conhecimento sobre o tratamento realizado até o momento. Em alguns casos, é necessário realizar novos exames radiológicos para continuação do tratamento pelo novo profissional.
Eu já estou no final do tratamento e até o meu contrato já acabou, mas eu preciso me mudar pra outra cidade e me organizar financeiramente. Quero tirar o aparelho e finalizar o tratamento por um tempo, se por acaso eu quiser reiniciar o tratamento qual seriam os procedimentos?
Normalmente é solicitado uma nova documentação ou em alguns casos apenas uma radiografia panorâmica para reinicio do tratamento. Depende muito do estagio em que se encontra o tratamento.