O Flúor e a sua dose tóxica

fluor-vilao-ou-heroiÉ inquestionável que a introdução do flúor na água de abastecimento da população fez toda a diferença na queda dos altos índices de cáries. Porém, o excesso desta substância também é prejudicial. A ingestão de flúor acima da dose adequada pode gerar, desde pequenas náuseas até a morte.

Normalmente, o que acontece é uma intoxicação crônica. A ingestão prolongada de uma sobre dosagem de flúor pode produzir fluorose dentária, que é o manchamento dos dentes na forma de pontos ou listas esbranquiçadas, amareladas ou na cor marrom. A dose de 1mg/kg de peso pode provocar uma reação tóxica caracterizada por náuseas, vômitos e hiper salivação. Os sintomas costumam aparecer após uma hora da ingestão e se for posterior a uma aplicação tópica profissional os sintomas podem manifestarem-se até 24 horas depois da visita. Muitos pacientes morrem por falha respiratória e/ou cardíaca. Uma pequena quantidade de flúor (menos de 5mg/kg de peso) pode ser neutralizada pelo efeito quelante do leite.

Dificilmente ocorre uma intoxicação aguda, já que a quantidade necessária para uma dose letal é de 35 a 70 mg de flúor por Kg de peso, deste modo uma criança de 10 Kg necessitaria ingerir entre 350 a 700 mg de flúor para atingir a dose letal o que equivale a 350 comprimidos de um miligrama ou a 15 frascos de gotas. Em um tubo de creme dental de 90 g, encontramos em média 170 mg de flúor. Por isso, deve sempre haver o cuidado para que a criança não ingira acidentalmente o creme dental.

Uma ingestão de grandes proporções deve ser tratada em ambiente hospitalar com lavagem gástrica. A rapidez com que o paciente recebe o tratamento é o mais importante já que o flúor é absorvido pela mucosa gástrica muito rapidamente.
Toxicidade do Flúor
Dose letal: 35 a 70 mg/kg peso corporal
Dose tóxica mínima: 5mg/kg

Fonte: http://www.bemparana.com.br/sorrisoemdia/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s