Por que as borrachinhas do meu aparelho mudam de cor?

Borrachinha transparente do aparelho estético amarela?! Por que ela encarde?! O que faço para evitar o amarelamento? Existe algum jeito da borrachinha não ficar encardida?

Hoje, existe um aumento na demanda por tratamentos ortodônticos estéticos, devido ao aumento do número de pacientes adultos em tratamento. Aparelhos Estéticos com braquetes de cerâmica estão disponíveis há mais de 20 anos, porém com propriedades clínicas aceitáveis somente há pouco tempo.

Estes aparelhos estéticos, geralmente necessitam de ligaduras elásticas, mais conhecidas como “borrachinhas” mais claras e também estéticas. No entanto, o consumo de alimentos e bebidas com corantes, como o vinho, café, refrigerantes, chás… podem descolorir ou manchar as borrachinhas.

O resultado é um problema estético, pois o aparelho estético de cerâmica é resistente a manchas, enquanto que os elásticos não.

Um estudo realizado no Departamento de Ciências de Biomateriais da Universidade de Seul, na Coréia do Sul, concluiu após comparar três das principais marcas americanas (Ormco, American Orthodontics, TP Orthodontics) que produzem ligaduras elásticas, que as borrachinhas claras sofrem um processo de descoloração química seguida de coloração mecânica simples. Traduzindo, primeiro pode ocorrer a descoloração das borrachinhas com cores claras e depois estas borrachinhas começam a manchar com os corantes dos alimentos ou bebidas.

Portanto, o ortodontista deve recomendar aos pacientes que estão com aparelhos fixo, que utilizem borrachinhas de cores mais escuras, porém, quem utiliza os braquetes estéticos, deve evitar, bebidas muito escuras e alimentos condimentados, a fim de que não ocorra a perda do efeito estético. Ou então, utilizar um aparelho estético autoligado que não necessita das borrachinhas.

Fonte: http://ortodontiaparatodos.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s