Pulpite

pulpitePulpite é o termo utilizado para definir uma dolorosa inflamação da polpa dentária, que é a parte mais interna do dente, no qual são encontrados os nervos e vasos sanguíneos.
Dentre as causas do surgimento da pulpite estão:

Fatores físicos:

• Mecânicos: traumas (bruxismo, acidentes, procedimentos clínicos, dentre outros), atrição, abrasão, erosão e aerodontalgia.
  • Térmicos: procedimentos clínicos odontológicos, condutibilidade das restaurações profundas, material obturador, dentre outros.
  • Elétricos: galvanismo.
  • Radiação e quimioterapia.

Fatores térmicos:

• Material obturador: cimentos, pastas e liners, dentre outros.
  • Fármacos: anti-sépticos, dessensibilizantes, desidratantes.

Fatores biológicos:

• Microbiana: cárie dentária (principal causa), espaços anômalos, infecção retrógrada, dentre outras.
  • Idiopática.

Uma vez que a polpa se encontre no interior do dente, esta não possui espaço para expandir quando instalado um processo inflamatório na mesma. Quando uma inflamação discreta for devidamente tratada, o dano ao dente pode ser revertido. Contudo, quando a inflamação for intensa, a polpa é completamente destruída, o que pode ocasionar uma lesão maxilar e dos tecidos vizinhos, em decorrência do aumento de pressão no interior do dente que forçará a polpa até a extremidade da raiz.

Esta patologia resulta em uma dor intensa. Para avaliar a situação da polpa, o dentista realiza diversos testes, como, por exemplo, a aplicação de um estímulo frio. Caso a dor desaparece segundos após a remoção do estímulo, significa que a polpa ainda encontra-se sadia. Outro teste que pode ser realizado é a aplicação de um estímulo elétrico, o que irá apontar a vitalidade da polpa. Quando o paciente sente a pequena descarga elétrica, significa que a polpa está viva. Tipicamente, a sensibilidade à percussão de um dente indica que houve disseminação da inflamação para os ossos e tecidos circunvizinhos. Imagens radiografias auxiliam na confirmação da presença de cáries e evidencia se a inflamação ocasionou perda de tecido ósseo subjacente à raiz do dente.

O tratamento da pulpite reversível é feito por meio da remoção do fator irritativo. Como a cárie é a causa mais frequente de pulpite, esta deve ser tratada de forma adequada. No caso da pulpite irreversível, a polpa dental deve ser completamente removida e, por conseguinte, deve ser realizada uma obturação do canal radicular do dente acometido.

Fonte http://www.infoescola.com