Higiene bucal dos bebês

Mesmo antes do “nascimento” dos dentes-de-leite dos bebês, o pais já devem se preocupar em fazer a limpeza da boca dos pequeninos. Nos recém-nascidos, o ideal é passar uma gaze ou fralda umedecida com água filtrada ou preferencialmente uma solução de 4 partes de água filtrada para 1 parte de água oxigenada 10 volumes comprada em farmácias. A forma de fazer a limpeza é umedecer a gaze ou a fralda e esfregá-la por toda a boca, limpando gengiva, bochechas e língua, para remover os resíduos do leite. Com isso, o bebê vai se habituando a realizar a higiene bucal.

No 6° mês, quando costumam aparecer os primeiros dentes, passe a usar uma dedeira própria para bebês encontradas facilmente em mercados e farmácias. Com ela, faça movimentos suaves. O procedimento já é um treino para a escovação, que pode ser feita a partir de 1 ano, com escova de dente macia e pasta sem flúor.

O cuidado com os dentes-de-leite é muito importante, pois são eles que guiam o nascimento saudável dos permanentes. A boa higiene bucal previne um mal conhecido como cárie de mamadeira, causada pela falta de limpeza após as mamadas (seja de leite materno ou não) ou pelo excesso de açúcar na alimentação. Esse tipo de cárie pode atacar todos os dentes da criança em apenas dois meses, provocando mau hálito e dificultando a mastigação e a fala. Fique alerta: se observar manchas brancas e opacas nos dentes, leve logo seu filho ao dentista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s