Alinhadores Dentários: Uma Alternativa Estética

invisalignRemovableA procura por aparelhos estéticos nos últimos anos vem aumentando, e o mercado tem lançado inúmeras opções para quem não deseja um sorriso procura metálico.
Além dos já conhecidos braquetes estéticos e do aparelho lingual, existem também os alinhadores, que consiste em um sistema de placas de um material termoplástico, que usadas em seqüência levam o dente gradualmente à posição ideal, mas apenas há alguns anos os “alinhadores” têm sido vistos como um aparelho realmente eficaz.

O primeiro e mais conhecido desta geração de alinhadores é o Invisalign, que é um sistema altamente tecnológico. Dentro desse mesmo parâmetro, há alguns outros tipos de alinhadores, com suas particularidades, como o Clear Aligner, o Essix Clear Aligner, Be Flash, entre outros.

Um fato interessante é de que apesar de os alinhadores não serem uma placa miorrelaxante, alguns pacientes que possuem cefaleia tensional, decorrente do bruxismo, relatam uma melhora do quadro com o uso dos alinhadores.
É importante ressaltar que o tratamento com alinhadores não está indicado para todos os pacientes. Cabe ao ortodontista realizar uma avaliação criteriosa do caso.

Para o sucesso do tratamento, o paciente deve colaborar, pois os alinhadores devem ser usados de 15 a 17 horas por dia, devendo ser removidos ao se alimentar.
As indicações para o uso de alinhadores são:
· Recidivas de apinhamento;
· Apinhamentos leves e moderados;
· Intrusão e extrusão;
· Fechamento de pequenos diastemas;
· Tratamento combinado;
· Contenção;
· Acabamento.

Essa é uma técnica que vem somar na Ortodontia. O diagnóstico não muda, somente o tipo de aparelho a ser usado para corrigir a má oclusão existente, em casos selecionados. É uma alternativa aos aparelhos convencionais, que proporcionam maior estética e conforto aos pacientes.

2 opiniões sobre “Alinhadores Dentários: Uma Alternativa Estética

  1. Pingback: Evidencia Científica x Experiência Clínica | Eduardo Carvalho - Ortodontia em Curitiba / PR - Dentista

  2. Pingback: Tratamento Ortodôntico Invisível e Confortável | Eduardo Carvalho - Ortodontia em Curitiba / PR - Dentista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s