Braquetes Autoligados

Os braquetes autoligados são braquetes que dispensam o uso das borrachinhas coloridas para prender o arco. Eles possuem uma tampa que fecha quando o ortodontista coloca o arco no braquete o que teoricamente diminui o atrito, fazendo os dentes deslizarem melhor e assim alcançarem uma posição mais favorável mais rapidamente. A ideia é antiga, desde 1970 utilizavam um braquete com parafuso e um fio metálico, mas na época era muito desconfortável, hoje com novas formas de fabricação de braquete existem modelos mais confortáveis e fáceis de utilizar.

Contudo, o principio de diminuição do atrito só é interessante nas fases iniciais do tratamento. Depois de uma certa fase, o ideal é que o arco esteja bem preso ao braquete para que este adquira o torque e inclinação corretos. Para isto, faz-se necessário o uso de borrachinhas ou amarrilhos individuais. Ou seja, durante o tempo de tratamento, em alguma fase o paciente terá que usar as borrachinhas ou outro artifício para prender o arco no braquete.

Uma desvantagem deste aparelho é que eles jogam os dentes um pouco pra fora, e por isso não são indicados para todos os pacientes. Outro porém, é que pelo fato de ele fazer com que o tratamento “ande” mais rápido no inicio, os problemas causados pela falta de manutenção também aparecem mais rápidos. Por isso, é de extrema importância que o paciente não falte as consultas agendadas.

Por ser um sistema diferente, logicamente seu custo é mais elevado do que os braquetes tradicionais, mas, as vezes, o custo inicial maior compensa o custo total do tratamento ao final.

Por fim, não podemos negar que este aparelho é uma evolução dos sistemas tradicionais, todavia, não é indicado para todos os casos. Cabe ao profissional avaliar a sua viabilidade para cada caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s