Dentes do Siso x Ortodontia

zanelli-1Os terceiros molares, comumente chamados de dentes do siso, são os últimos dentes das arcadas superior e inferior. São também os últimos dentes a nascer, geralmente em idade adulta ou próxima. Por isso, muitas vezes não encontram espaço suficiente na boca para serem corretamente acomodados.

Essa falta de espaço pode fazer com que o aparecimento dos terceiros molares gere diversos desconfortos e problemas bucais. É muito comum, por exemplo, que os sisos erupcionem apenas parcialmente ou em posição inadequada, causando danos à formação dentária. Outro problema comum é permanecerem inclusos — presos sob o tecido gengival —, gerando inchaços, flacidez e até infecções na gengiva.

Em geral, todos esses casos são resolvidos com a extração, um procedimento simples, de recuperação rápida e considerado rotineiro no consultório odontológico. Apesar disso, muitos pacientes acreditam que o siso seja responsável pelo desenvolvimento de todos os problemas bucais identificados posteriormente, como se o dente pudesse causar uma verdadeira “tragédia” na arcada dentária.

Uma das crenças mais comuns entre os pacientes – e até controversa entre os dentistas – é a relação do siso com o apinhamento dentário. Acredita-se que o aparecimento do terceiro molar possa “empurrar” os dentes vizinhos, resultando em desalinhamento. Mas a verdade é que não há nenhuma comprovação científica de que o siso, sozinho, é capaz de entortar todos os outros dentes.

A maioria dos artigos e estudos sobre o assunto mostra que o terceiro molar não é o principal fator que resulta no apinhamento. Isso porque a força de erupção de um dente é muito inferior à necessária para movimentar vários dentes ao mesmo tempo. Uma prova disso é que a força aplicada pela ortodontia para conseguir a movimentação necessária da arcada é bem maior e mais incômoda do que a erupção do siso — que passa despercebida, exceto em casos de infecção.

O que movimenta os dentes é a força de mastigação e, em muitos casos, o próprio desenvolvimento da arcada dentária ao longo dos anos. A principal causa de apinhamento dos dentes é a falta de espaço na mandíbula durante a transição dos dentes decíduos – os famosos dentes de leite – para os permanentes. Isso porque a mandíbula da criança geralmente é pequena para comportar os dentes que a acompanharão durante a vida adulta.

Outro fator para o aparecimento do apinhamento nos dentes anteriores inferiores é o envelhecimento do osso, o que causa uma perda de estrutura com consequente perda de espaço para os incisivos inferiores.

Portanto, é preciso avaliar cuidadosamente se, de fato, os sisos precisam ser extraídos porque eles estariam entortando os outros dentes. A extração é necessária quando não há espaço na boca para o desenvolvimento completo dos terceiros molares, que ficam mal posicionados e com higienização prejudicada — daí a causa das inflamações, infecções, cáries e dores relacionadas ao siso.

fonte: http://blogkamilagodoy.com.br/mitos-de-consultorio-o-siso-empurra-os-outros-dentes/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s