Fitas Clareadoras. Funciona?

A moda agora é o clareamento dentário com as famosas fitas clareadoras da Gisele Bündchen. Por ser um produto feito em escala industrial, logicamente que seu custo é bem menor do que um tratamento feito em consultório. O que muitos não sabem é que este produto não é tão novo assim. Já existe a um bom tempo lá fora e mesmo aqui no Brasil já existiu e não pegou. Outras empresas já tentaram sem sucesso implantar estas fitas no mercado. Agora, elas voltaram com ações fortes de marketing prometendo resultados fantásticos em apenas 7 dias. Campanhas parecidas eram vistas nos cremes dentais e enxaguatórios bucais ditos clareadores. A pergunta é: funciona? Vamos a resposta:

Não encontrei na literatura nenhum estudo comparativo ou casos clínicos que comprovem sua eficácia. Nem mesmo no site do fabricante achei informações técnicas sobre seu produto. Mesmo assim, se ao contato do material com o dente e o calor da boca, o oxigênio seja liberado e consiga penetrar pelo esmalte em quantidade e tempo suficientes para ocorrer a ação bioquímica do clareador, teoricamente elas deveriam funcionar. Estas fitas, possuem na sua composição o mesmo agente clareador dos produtos usados no clareamento profissional, só que com uma concentração única de 10%.

Na teoria, deveria funcionar, mas na prática não é bem assim. Alguns pacientes adquiriram as tais fitas e descreveram seu uso como incomodo. A fita não fica bem adaptada e constantemente desliza pela superfície do dente não tendo nenhum adesão. Ou seja, não há um contato constante do produto sobre os dentes. Outro problema é que em dentes desalinhados ou muito curvos, a fita não consegue alcançar a superfície total do dente. Isto pode causar um clareamento irregular na superfície do dente promovendo um efeito de manchamento.

Sempre que um paciente me pergunta sobre este produto, eu penso nele como uma tintura de cabelo. Se você quiser fazer luzes, ou mesmo pintar seu cabelo, você pode comprar o produto e fazê-lo na sua própria casa, assumindo os riscos para sua saúde e para com o resultado final, que pode ser satisfatório ou não. Mas se você quiser um resultado profissional, sem riscos para a saúde do seu cabelo e couro cabeludo e por isso pagando mais, você deve ir a um salão e procurar um cabeleireiro. No clareamento é a mesma coisa. Você pode comprar as tais fitas ou até mesmo adquirir um clareador profissional em farmácias ou pela internet e fazer o clareamento sem supervisão, assumindo os riscos para a saúde e para o resultado. Mas se você quiser um tratamento individualizado, sob supervisão profissional, usando uma concentração ideal para cada caso e por isso pagando mais, você deve procurar um profissional. Se quiser conferir mais sobre técnicas de clareamento dentário profissional, pode clicar aqui e aqui.

Uma opinião sobre “Fitas Clareadoras. Funciona?

  1. Pingback: Regenerate Enamel Science™ | Eduardo Carvalho - Ortodontia em Curitiba / PR - Dentista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s