Onicofagia: o que é?

O hábito de roer as unhas, clinicamente conhecido como onicofagia, pode trazer bastante prejuízos tanta para saúde bucal como para a saúde geral. O principal fator para o indivíduo adquirir este hábito é psicológico. O hábito de roer as unhas é uma mania, uma compulsão e normalmente a pessoa nem percebe o ato, conforme explica a psicóloga clínica Solange Nogueira, de São Paulo. “É o mesmo mecanismo de chupar o dedo ou de fumar, no qual se usa o condicionamento para aliviar a tensão”, esclarece ela.

Por trás desse costume, portanto, está um forte estado de tensão que pode ser gerado por incontáveis fatores, dos mais simples aos mais complexos. Mas, em geral, Solange entende que se trata de uma mania que começa sem motivo. “A criança fica assustada com alguma coisa, come a unha meio sem querer e sente que o recurso é bom para atenuar o susto”, exemplifica a psicóloga. A partir de então, passa a recorrer a ele sempre que se sente ameaçada.

“Do ponto de vista odontológico, o fato de usar a mastigação para outra coisa que não a alimentação já é considerado um mau hábito, assim como morder lápis ou os lábios”, sustenta a dentista Márcia Fernandes Sgrinhelli, de São Paulo, especialista em odontologia psicossomática trilógica. Os músculos responsáveis pela mastigações podem sofrer sobrecarga e fadiga, o que pode levar à problemas de maloclusão e articulação têmporo mandibular. Os dentes podem apresentar um desgaste e/ou fraturas pelo atrito e pela batida entre as pontas dos dentes durante o ato de roer. Além disto, restaurações em dentes com fraturas nas pontas frequentemente tem que ser refeitas em pacientes que roem as unhas. O bruxismo também pode ser aumentado nestes pacientes.

Uma opinião sobre “Onicofagia: o que é?

  1. Pingback: Parafunção: o que é? | Eduardo Carvalho - Ortodontia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s