Dentes cariados sempre doem?

carieA cárie é uma doença que atinge absurdos 98% da população mundial. Ela é formadas por diversos fatores e é transmissível. Tudo começa com uma placa de bactérias não escovada adequadamente. Estas bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte dentário. Os ácidos são o resultado da fermentação dos alimentos ricos em carboidratos (doces, pão, massas, frutas, etc…). Estes ácidos surgem na boca 15 minutos depois da ingestão dos alimentos. Rompido o esmalte, a segunda camada, a dentina, é atacada. Como este é um tecido com muitos poros e túbulos que chegam até a polpa dentária, o dente já pode apresentar um quadro de dor leve a moderada. Além disto, a dentina é um tecido bem menos mineralizado e com uma evolução da doença bem mais rápida que o esmalte. Mas é ao atingir a polpa, o tecido mais profundo do dente e que é extremamente inervado, que a dor pode se torna mais intensa devido a um processo inflamatório. Quando a cárie chega neste estágio de profundidade, faz-se necessário um tratamento de canal ou até mesmo a extração.
Como pode ser visto, nem sempre uma cárie apresenta dor. Por isso, a consulta periódica ao seu dentista é de extrema importância. Uma cárie tratada no início tem sempre um prognóstico mais favorável com um custo de tratamento menor.