Como se adaptar à nova dentadura

dentaduraSempre que um paciente troca a dentadura por uma nova, a adaptação da mesma é sempre um período um pouco desconfortável. Ela varia de pessoa para pessoa de acordo com os hábitos alimentares, forma e sensibilidade da gengiva. Em geral, o período de adaptação demora entre 15 dias a 2 meses. No inicio, podem aparecer pontos de desconforto ou dor. É sempre importante o paciente consultar o dentista no período de adaptação para avaliar possíveis problemas.
Outro fator que incomoda o paciente é a diferença estética entre a prótese antiga e a nova prótese. Normalmente, a prótese antiga apresenta dentes bem desgastados, sem brilho, amarelados ou manchados. A nova prótese, além de novos dentes, mais claros e com um formato mais natural, apresenta uma estrutura um pouco mais larga para servir de apoio aos lábios e bochechas fazendo com que as rugas desapareçam e deixando o paciente com um aspecto sempre mais jovem. Isto pode incomodar o paciente no inicio, mas o resultado estético costuma agradar depois de um tempo.
Por isso, é importante o paciente ter em mente que a nova prótese dificilmente vai se parecer com a antiga pois o objetivo de substituir a prótese é justamente devolver o aspecto de dentadura natural da nova prótese. Além disso, o paciente precisa persistir no uso da nova prótese para que a adaptação ocorra de forma mais rápida possível. No inicio, deve-se dar preferencia a alimentos macios e cremosos, mastigue lentamente sempre distribuindo o alimento igualmente nos dois lados da boca. Uma boa dica para acelerar a adaptação é chupar balas.
Vale lembrar que qualquer desconforto ou ajuste deve ser verificado pelo seu dentista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s