Clareamento: Técnicas e Cuidados

Basicamente, existem dois tipos de clareamento para todos os dentes. O imediato e o caseiro com moldeiras. Ambos são eficazes no que diz respeito ao aspecto físico-químico. O gel que é utilizado em moldeiras ou para clareamento imediato é o mesmo. O que diferencia é a sua concentração. A alta concentração do gel no clareamento imediato faz com que em uma única sessão, já seja possível notar o resultado. No clareamento caseiro, a baixa concentração de peróxido requer vários dias para que seja promovido o clareamento junto ao esmalte dental, porém, acarreta em um menor desconforto com relação a sensibilidade.
O clareamento caseiro desde que seja acompanhado pelo Cirurgião-Dentista, após exame clínico e profilaxia dental e corretamente executada pelo paciente, vai promover a remoção de pigmentos desde que haja uma boa adaptação da moldeira que recebe o gel, a correta aplicação e tempo de uso pelo paciente. Este procedimento exige muita disciplina por parte do paciente para que obtenha um bom resultado.
O clareamento imediato realizado no Consultório, no entanto, acaba sendo mais rápido e torna-se prático para o paciente, pois em poucas sessões ele obtém o que levaria até 3 semanas no mínimo para obter, em termos de remoção de pigmentos adquiridos junto ao esmalte dental.
Muitas vezes as duas técnicas podem estar associadas em casos isolados, para que se obtenha um melhor resultado de acordo com o quadro clínico que se apresenta no momento da primeira avaliação dentária, mas sempre sob supervisão do seu cirurgião-dentista.

Hoje, é possível comprar produtos clareadores pela internet. Existem diversos perigos com relação ao seu uso sem orientação profissional. Como não foram confeccionadas moldeiras individuais, há grandes chances do produto vazar da moldeira e entrar em contato com as mucosas da boca. Ele pode causar manchamento irregular dos dentes, perda de papila (gengiva entre os dentes), retração de gengiva, inflamações da bochecha e dos lábios e até piorar casos de gastrite e úlcera gástricas. Outro detalhe importante, é sobre a concentração do gel. Para cada paciente, a concentração deve ser ideal para clarear e não causar desconforto. Alguns produtos adquiridos sem a devida orientação possuem concentrações muito elevadas o que pode causar desde sensibilidades dentárias até a necrose da polpa (morte do dente).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s